Todos temos uma praia secreta...ou segredos vividos numa praia


Duas amigas de infância, uma praia secreta e uma amizade posta à prova numa história profundamente comovente. Definimos assim, numa única frase, o romance bestseller do New York Times A Praia da Memória.

1987

«Clare e Lexi descobriram a praia quando tinham dez anos. Escondida e a poucos passos de uma estrada rural, era um crescente de areia na extremidade da enseada do porto, tão escondida por um emaranhado de erva da praia, caniços e roseiras-bravas que ninguém a descobriria, a não ser que se tratasse de jovens, flexíveis e pequenas, rastejando coladas ao solo, fingindo ser batedores índios Wampanoag.

(...)

Encontravam-se na praia quase todos os dias, vindas de casa nas suas bicicletas e escondendo-se atrás das árvores. Andavam de fato de banho, havaianas, e t-shirts, com a pele a ficar castanha e os narizes sempre vermelhos do sol. Durante o ano escolar, encontravam-se na praia dos búzios, a que chamavam conchas-lua, ao final da tarde ou ao fim-de-semana de manhã, para contarem uma à outra os seus assuntos importantes.

(...)

- Esta é a nossa praia e não vamos trazer para cá um tipo qualquer...
- ...porque, sabes - troçou Lexi -, borrachos como somos, vamos andar com tantos tipos!
Clare continuou com uma expressão solene.
- Por isso, eu juro que não trarei qualquer homem aqui a não ser que ele seja o homem com quem me vou casar.
Lexi acalmou.
- Eu também juro.
As duas raparigas enfiaram as mãos nas águas transparentes do porto de Nantucket e depois, com as palmas molhadas, deram um aperto de mão solene.
Lexi voltou a soltar uma risadinha.
- Clare. Tu disseste homem.
Olharam uma para a outra espantadas, assustadas e ansiosas.»

Será que as juras foram cumpridas? Ou será que a felicidade e a união que outrora Lexi e Clare haviam partilhado na praia das Conchas-Lua foram tão fugazes como o tempo e as marés...?

1 comentário:

  1. Gostei muito desta leitura:
    http://otempoentreosmeuslivros.blogspot.com/search/label/Nancy%20Thayer
    Cris

    ResponderEliminar